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Esporte nem sempre é saude

Fevereiro / 2010

Esporte é saúde. Embora muitas pessoas considerem essas duas coisas sinônimos, a afirmação é equivocada. Esporte é saúde, sim, mas também pode ser lesão, fratura, ruptura de ligamentos...

Com o ritmo de vida cada vez mais corrido, é comum observarmos um aumento no número dos famosos “atletas de fim de semana”, que passam os dias úteis sedentários e, para compensar sua inércia, acabam expondo o corpo a esforços demasiados nos dias de descanso.

O problema é que, sem regularidade nas atividades esportivas, o organismo não consegue suportar a intensidade dos exercícios. Assim, a pessoa fica mais propensa a sofrer lesões em ossos, músculos e ligamentos. O excesso de esforço dos atletas esporádicos pode inclusive gerar problemas cardiocirculatórios e até hormonais!

O mais tradicional exemplo é a consagrada “pelada”, o futebol realizado uma vez por semana. Associe a natural competitividade masculina com o sobrepeso, os impactos em um piso geralmente inadequado, as mudanças bruscas de direção e os esforços além dos limites do corpo e temos um modelo perfeito de atividade que tende a ser mais prejudicial do que benéfica para a saúde. Esporte é muito bom e estar em movimento é indispensável para a saúde do corpo da mente, porém se realizado de forma inadequada pode ser até mais nocivo do que a vida sedentária.

Para que você possa exercitar-se e obter todos os benefícios que o corpo precisa sem sobrecarregar seu corpo, siga algumas dessas dicas:

  • Comece com uma intensidade leve: Segundo a Organização Mundial da Saúde, caminhadas de 30 minutos, 4 vezes por semana já são o suficiente para manter a saúde do organismo. Se você está parado muito tempo, comece devagar e progressivamente.
  • Não tente “tirar o atraso”: Se você não pode se exercitar durante a semana, nem pense em fazer o dobro do esforço para compensar. A sobrecarga só vai aumentar a possibilidade de lesões e dores musculares.
  • Procure uma atividade que lhe dê prazer: O esporte serve como terapia, um momento de lazer. Escolha uma modalidade que vá de encontro ao seu perfil e seja adequada as suas maiores necessidades.
  • Realize alongamentos SEMPRE, antes e depois dos exercícios: o alongamento garante uma boa flexibilidade e oxigenação das fibras musculares. Ele vai preparar o corpo para o esforço físico e relaxá-lo após sua realização.
  • Use um traje adequado: é indispensável a utilização de roupas que favorecem a prática do exercício e calçados que proporcionem o amortecimento dos impactos.
  • Respeite os limites do seu corpo: Para a manutenção da saúde não é necessário sobrecarregar o organismo. Respeite seus limites e observe os sinais que o corpo dá.
  • Não esqueça de realizar uma avaliação médica e sobretudo faça suas revisões quiropráticas periódicas!

A Quiropraxia garante a manutenção das suas articulações, deixando seu corpo em harmonia para que os exercícios sejam realizados livres de qualquer sobrecarga ou desconforto. Através de uma avaliação com seu quiropraxista, você conseguirá definir qual a melhor atividade para suas necessidades e condições físicas, seu estilo de vida e sua coluna.

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