Assista a reportagem

Quiropraxia: uma forma inteligente de tratar as suas dores de cabeça

Abril / 2010

Praticamente todo mundo já passou pelo incômodo de sentir uma dor de cabeça. Mas existem pessoas, e não são poucas, que sofrem de dores crônicas e, por falta de informação ou uso de automediação, não encontram uma solução para o seu problema.

A cefaléia, termo técnico que define as dores de cabeça, pode ser ocasionada por mais de uma centena de motivos. Dentre tantas possibilidades, uma das mais frequentes causas é a chamada cefaléia cervicogênica, ou seja, uma dor na cabeça decorrente de disfunções da região do pescoço, ou coluna cervical.

A má postura por tempo prolongado, os esforços repetitivos, as sobrecargas no trabalho e no cotidiano, as tensões físicas e emocionais decorrentes de um estilo de vida cada vez mais conturbado são apenas alguns dos motivos que geram tensões na região dos ombros e pescoço.

Uma vez que o conjunto de estruturas formada por músculos, ossos, nervos, vasos sanguineos e ligamentos entra em colapso é comum o surgimento de sintomas. A dor de cabeça de origem cervical geralmente esta associada a tensão dos músculos da base da nuca e ombros e muitas vezes pode vir acompanhada de outras manifestações como tontura, náuseas e sensação de pressão nos ouvidos.

O problema no caso desse tipo de dor é que a maioria das pessoas fica tomando remédio por anos, ludibriando o corpo cada vez que tem uma crise e apagando a dor temporariamente sem buscar objetivamente a raiz do problema.

A automedicação, além de apenas mascarar o problema, pode ao longo do tempo, trazer consequencias para o organismo, como o desenvolvimento de úlceras no estômago, problemas de fígado entre outros.

A quiropraxia age diretamente na causa das dores de cabeça cervicogênicas.

Quando temos um desalinhamento articular (chamado na Quiropraxia de SUBLUXAÇÃO VERTEBRAL) na região do pescoço, os nervos que saem das vértebras mais altas dessa região sofrem interferências no seu funcionamento.

Essas interferências nos estímulos nervosos é que desencadeiam os sinais de que algo não está funcionando bem. Assim, surgem as dores de cabeça. Este efeito é como pisar sobre uma mangueira, a água é bloqueada no ponto que está sendo comprimido e o efeito percebido ao longo do seu curso, prioritariamente na parte da saída e não na parte onde está sendo pisada.

Através de uma avaliação, onde são realizados testes ortopédicos, neurológicos, exame físico, palpação da coluna e análise de exames de imagem, o quiropraxista consegue identificar as vértebras que apresentam restrições. Através de manobras quiropráticas específicas, chamadas de ajuste ou manipulação articular, o quiropraxista libera a tensão nas estruturas do pescoço, devolvendo a mobilidade dos músculos e articulações e proporcionando a alívio dos sintomas da dor de cabeça.

A dor de cabeça serve como um alerta de que algo está errado. A Quiropraxia irá tratar não apenas os sintomas mas sim, atuar na raiz do problema, devolvendo ao organismo seu melhor nível de saúde de uma forma natural.

<< Voltar

Consultório de Quiropraxia
Rua Joaquim Nabuco 110, sala 303 - Bairro Cidade Baixa - Porto Alegre (RS) - CEP: 90050-340
Fone: (51) 99623.6868