Assista a reportagem

Lesões por Esforço Repetitivo

Maio / 2010

As Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e as Dores Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT) - respectivamente, são as expressões utilizadas para classificar as patologias do sistema musculoesquelético ocasionadas pelo exercício de atividades profissionais.

Dentistas, bancários, motoristas, digitadores e profissionais de linhas de produção são alguns dos profissionais que mais sofrem com esse tipo de problema, já considerado um fenômeno mundial relacionado à evolução no trabalho humano e aceleração do ritmo de vida.

As LER /DORT são ocasionadas principalmente por movimentos repetitivos em alta frequência e posição ergonômica incorreta.

Como consequência dos esforços repetitivos por tempo prolongado numa postura inadequada e sem o tempo necessário para o devido descanso inicia-se os sintomas.

Geralmente negligenciadas, as dores iniciam levemente e vão aumentando até se caracterizarem por quadros de tendinite, tenossinovite, síndrome do túnel do carpo, etc.

Assim, a diminuição da capacidade física começa a ser percebida no trabalho e fora dele, tendo como manifestações: dores irradiadas ou localizadas nos ombros, punhos e dedos, desconforto no corpo, formigamento e dormência nas extremidades, tensão e enrijecimento muscular.

Para que você possa exercer suas atividades profissionais de forma produtiva e sem correr o risco de apresentar esse tipo infortúnio, siga as seguintes dicas:

- Identifique no seu local de trabalho as posições e tarefas que causam qualquer tipo de desconforto para o seu corpo e tente readaptá-las com a mudança na posição dos móveis (altura de cadeira, do monitor, por exemplo).

- Faça intervalos a cada 1 hora de trabalho. Não é necessário mais do que 5 ou 10 minutos para se levantar, movimentar seu corpo, beber água, ir no banheiro, se espreguiçar.

- Procure alternar as tarefas durante o seu período de trabalho. Evite digitar por períodos prolongados.

- Realize breves sessões de alongamentos de tempos em tempos. Movimente os braços, pernas, ombros, coluna, pescoço.

- Observe a sua postura ao longo do dia e policie-se para permanecer com a coluna ereta e bem acomodada.

- Pratique atividade física regular e moderadamente no seu tempo de lazer.

O melhor tratamento sempre é a prevenção. Medidas extremamente simples podem evitar o aparecimento de dores e garantir a você melhor produtividade para o seu trabalho e mais disposição para a sua vida. Cuide bem da sua saúde e não se esqueça de fazer o seus check-ups quiropráticos regularmente.

O objetivo da Quiropraxia não é tratar sintomas, mas garantir a manutenção da sua saúde e bem estar. Tenha um ótimo mês!

<< Voltar

Consultório de Quiropraxia
Rua Joaquim Nabuco 110, sala 303 - Bairro Cidade Baixa - Porto Alegre (RS) - CEP: 90050-340
Fone: (51) 99623.6868