Assista a reportagem

Coluna Vertebral, a árvore da vida

A razão pela qual a coluna vertebral é chamada de “árvore da vida” é porque guarda em seu interior a peça chave do nosso oraganismo: o sistema nervoso.

Esse sistema, cujo elemento central é o cérebro- que passa as informações para a medula, e essa para os nervos periféricos – permite que façamos movimentos, que tenhamos sensibilidade, e antes de tudo, que no mantenhamos vivos.

O sistema nervoso autônomo é responsável por todas as funções orgânicas que se desenvolvem incoscientemente: a respiração, a digestão, a circulação, etc. Regula também as fases de atividade e descanso de cada orgão do nosso corpo. Por outro lado, descubriu-se que os nervos desempenham um papel importante na nutrição dos tecidos que alcançam.

Relação: vértebras X orgãos

Através do sistema nervoso, a informação vital circula do cérebro até todos os orgãos do nosso corpo. O fluxo passa primeiro pela medula espinhal, protegida pela coluna, e depois pelas raízes nervosas que emergem por entre as vértebras e se ramificam ao longo de todo o corpo.

Quando as vértebras perdem seu movimeto normal, podem ocorrer mecanismos de irritação nas raízes nervosas, gerando interferências nas funções do organismo. Transtornos como asma, cólicas menstruais, problemas digestivos, hipersensibilidade ao stress, podem ser intensificados por subluxações na coluna.

A quiropraxia: um facilitador do funcionamento do sistema nervoso

Ao detectar e corrigir as subluxações, recolocando as vértebras na sua posição correta, se eliminam as interferências e o sistema nervoso recupera seu funcionamento normal, dando ao organismo mais recursos para combater as agressões impostas ao nosso corpo. A quiropraxia não trata apenas os sintomas. Ao contrário, ela trata a raíz do problema, de forma natural, sem recorrer a fármacos nem cirurgia.

Por sua ação no sistema nervoso, a quiropraxia proporciona um verdadeiro “estalo de energia” ao organismo.

<< Voltar

Consultório de Quiropraxia
Rua Joaquim Nabuco 110, sala 303 - Bairro Cidade Baixa - Porto Alegre (RS) - CEP: 90050-340
Fone: (51) 99623.6868