Assista a reportagem

Tontura: a Quiropraxia pode ser a solução.

Você pode não saber, mas a tontura é apontada pela medicina como um dos sintomas mais comuns do mundo. Definida como uma sensação de alteração do equlíbrio corporal, a tontura rotatória (chamada de vertigem) está presente em 5% a 10% da população mundial, sendo a queixa mais comum em pacientes com mais de 75 anos de idade.

A investigação para a apontar a causa da tontura deve ser ampla, uma vez que existe uma gama enorme de fatores causais para esse sintoma. Geralmente relacionada com disturbios no labirinto (estrutura do ouvido interno, responsável pela audição e equilíbrio), a tontura ocorre muitas vezes devido à influência de outros órgãos e sistemas sobre essa região.

Distúrbios hormonais, metabólicos, problemas cardíacos e psicológicos, reações provocadas pelo uso incorreto ou pelas interações medicamentosas são alguns dos fatores que podem estar associados à manifestação dos sintomas. Em meio a tantas possibilidades diagnósticas, não poderíamos deixar de citar a estrutura que está relacionada com todas as funções vitais de seu organismo: a coluna vertebral.

A subluxação cervical pode ser a causa da sua tontura.

Por entre as vértebras do seu pescoço, passam as artérias vertebrais. Esses vasos sanguíneos se ramificam em vasos menores que tem a função de vascularizar as estruturas do labirinto. Um desalinhamento (subluxação) verteberal pode impedir que o fluxo de oxigênio ocorra de forma adequada para essa região, levando ao aparecimento de sintomas como: vertigens, desequilíbrios, diminuição da audição, entre outros.

Um ajuste na coluna pode resolver o seu problema.

Dores e tensão muscular na região dos ombros e pescoço, rigidez nas articulações gerando dificuldade em olhar para os lados. Esses são fortes indícios de que a sua tontura pode estar sendo causada por uma subluxação vertebral. Nesse caso, marcar uma avaliação quiroprática é a atitude mais sensata a ser tomada. O quiropraxista fará uma avaliação clínica detalhada para determinar qual é o melhor ajuste para você. Se outros fatores permanecerem sob suspeita, ele lhe encaminhará ao profissional adequado.

<< Voltar

Consultório de Quiropraxia
Rua Joaquim Nabuco 110, sala 303 - Bairro Cidade Baixa - Porto Alegre (RS) - CEP: 90050-340
Fone: (51) 99623.6868