Assista a reportagem

Saiba mais sobre hérnia de disco

Janeiro / 2010

O disco intervertebral é a estrutura que fica entre as vértebras da coluna. Ele atua como um amortecedor, evitando que ocorra atrito entre as vértebras. Permite a movimentação das mesmas e garante que haja espaço para a passagem das ramificações nervosas oriundas da medula espinhal.

O disco possui em seu interior uma estrutura gelatinosa chamada de núcleo pulposo rodeado por camadas de um anel fibroso. A hérnia de disco acontece quando as fibras desse anel se desgastam permitindo que o núcleo no centro do disco extravase e passe a pressionar a medula espinhal e os nervos que saem dela para conduzir as informações do cérebro para todas as estruturas do corpo.

Movimentos repetitivos, esforços demasiados, má postura nas atividades cotidianas, sedentarismo, sobrepeso e estresse são alguns dos fatores que podem desencadear o aparecimento de hérnias discais.

Os sintomas mais característicos são as dores irradiadas para as extremidades do corpo, muitas vezes acompanhadas de formigamentos e dormências. A famosa dor no nervo ciático que incomoda tantas pessoas é geralmente causada por uma protusão do disco intervertebral. Quando a hérnia de disco acontece na região cervical (pescoço) é comum que ocorra irradiação para os braços, atingindo até a ponta dos dedos.

Algumas pessoas ficam incapacitadas de manter a postura ereta, deslocando a tronco para frente ou laterais. Chamamos esse posicionamento de postura antálgica, que é uma forma que o corpo encontra para se “proteger” da dor causada pela hérnia de disco.

O diagnóstico só pode ser confirmado através de exames de ressonância magnética ou tomografia computadorizada. Entretanto, é indispensável a realização de uma boa análise clínica pois a realização de testes ortopédicos e neurológicos podem demonstrar a intensidade e comprometimento específicos no caso de cada paciente.

Tratamento quiroprático: uma maneira inteligente de tratar e prevenir a hérnia de disco.

O quiropraxista é o profissional capaz de identificar e corrigir através do ajuste as disfunções entre as articulações da coluna – subluxação vertebral . Ao reposicionar as articulações desalinhadas a pressão entre as vértebras é diminuída, retirando assim a sobrecarga sofrida pelos discos. Essa descompressão vai evitar que o quadro se agrave e ajudar o corpo a se readaptar e livrar-se das dores.

Associado a isso, o quiropraxista irá orientar e corrigir os vícios e maus hábitos posturais que possam estar causando ou potencializando o surgimento de lesões nos discos, aconselhando o paciente com relação a alongamentos, uso ou não de gelo e calor, atividades físicas entre outros recursos que sejam adequadas para levar uma vida livre de dores e com mais saúde!

É fundamental lembrar que prevenir é sempre melhor que remediar. Então não perca tempo, procure seguir um estilo de vida saudável e faça seus check-ups quiropráticos regularmente.

<< Voltar

Consultório de Quiropraxia
Rua Joaquim Nabuco 110, sala 303 - Bairro Cidade Baixa - Porto Alegre (RS) - CEP: 90050-340
Fone: (51) 99623.6868