Beber água é uma atitude simples e de fundamental importância para o bom funcionamento do nosso corpo. Entretanto, muitas pessoas não possuem esse hábito e deixam de realizar a hidratação necessária sem imaginar as consequências negativas que o organismo passa a sofrer.
O corpo humano é constituído por cerca de 70% de água que em constante movimentação se encarrega de aquecer, transportar nutrientes, eliminar toxinas, repor energia e lubrificar articulações, entre outras funções.
A falta de água traz sérias consequências para o funcionamento do nosso organismo. Sem a ingestão adequada de líquido o corpo fica propenso a sofrer os mais variados sintomas, como: dores de cabeça, insônia, cansaço, comprometimento das funções renais, prisão de ventre, problemas estomacais, asma, pressão alta, taquicardia, cabelos e pele ressecados e mais uma série de manifestações.
A coluna vertebral e as demais articulações também sofrem com a falta de água!
Um corpo bem hidratadado garante que as articulações, incluindo os discos intervertebrais (amortecedores da coluna) se mantenham bem lubrificados com o líquido sinovial, que funciona como o “óleo das nossas juntas”. Sem a circulação desse líquido, as articulações ficam mais rígidas e os discos perdem a sua altura, favorecendo a degeneração dos tecidos e consequente surgimento de dores.
Nunca espere sentir sede para beber água!
O mecanismo de sensação de sede dos seres humanos é tão fraco que é comum confundirmos sede com fome! A sede é um aviso tardio de que o corpo já está desidratado.
Beba água várias vezes ao dia!
Nosso corpo vai perdendo muita água ao longo do dia. Isso acontece através da respiração, da transpiração e da eliminação de urina e fezes. Nos dias mais quentes, como os que temos enfrentado nas últimas semanas, a perda de líquido é maior ainda! Para se manter constantemente hidratado deve-se ingerir um copo de 200 ml de água a cada hora do dia em que a pessoa estiver acordada.
Agora que você já sabe não perca mais tempo. Que tal um belo copo de água agora mesmo?