A coluna cervical é muito vulnerável, por tratar-se da zona mais frágil da coluna: suporta a cabeça, que pesa entre 4 a 8 Kg, permitindo uma grande movimentação da mesma. Por entre as vértebras cervicais passam todos os nervos que atravessam o ombro e os braços até chegar à mão. Assim, qualquer desalinhamento cervical pode causar dor ou limitações funcionais nestas partes.
São muitos os fatores que provocam desalinhamentos cervicais: má postura ao dormir, más posições no trabalho (como o telefone preso entre a orelha e o ombro), os maus jeitos ao levantar pesos, os acidentes de trânsito, etc.
Como resultado, muita gente chega a perder a curvatura natural do pescoço, o que acaba gerando uma pré-disposição a irritações nervosas traduzidas em dores e tensão nos ombros, cotovelos, mãos. Ao longo do tempo, essas subluxações resultam no aparecimento de osteófitos (bico-de-papagaio) e artroses na coluna.
Essas alterações acabam por gerar dolorosas contraturas musculares, restringindo os movimentos e levando a sintomas mais amplos como dores de cabeça que podem se associar a tonturas e até náuseas em situações mais agudas.
A quiropraxia pode ser a solução para suas dores cervicais:
O quiropraxista é o profissional capaz de lhe examinar e diagnosticar de maneira eficaz o que está causando sua dor. Ele realizará ajustes precisos nas vértebras para devolver a coluna cervical sua posição normal, eliminando as interferências nervosas que lhe causam esses sintomas.
Naturalmente, ao se tratar de outro tipo de problema, o quiropraxista atuará diretamente na articulação em questão para aliviar a dor. Caso o quadro clínico se mostre apropriado para tratamento cirúrgico, o quiropraxista irá lhe encaminhar a um profissional adequado.